terça-feira, agosto 30, 2011


Tipos de redes sem fio

1
Uma rede sem fio refere-se a uma rede de computadores sem a necessidade do uso de cabos – sejam eles telefônicos, coaxiais ou ópticos – por meio de equipamentos que usam radiofrequência (comunicação via ondas de rádio) ou comunicação via infravermelho, como em dispositivos compatíveis com IrDA. É conhecido também pelo anglicismo wireless.
O uso da tecnologia vai desde transceptores de rádio como walkie-talkies até satélites artificais no espaço. Seu uso mais comum é em redes de computadores, servindo como meio de acesso à Internet através de locais remotos como um escritório, um bar, um aeroporto, um parque, ou até mesmo em casa, etc.
Sua classificação é baseada na área de abrangência: redes pessoais ou curta distância (WPAN), redes locais (WLAN), redes metropolitanas (WMAN) e redes geograficamente distribuídas ou de longa distância (WWAN).

IrDA
Infrared Data Association (IrDA)
- É uma definição de padrões de comunicação entre equipamentos de comunicação wireless.
- Tipo de barramento permite a conexão de dispositivos sem fio ao microcomputador (ou equipamento com tecnologia apropriada), tais como impressoras, telefones celulares, notebooks e PDAs.
- Para computadores que não possuem infravermelho (IRDA) é necessário um adaptador ligado a porta USB do computador, desta maneira este computador poderá trocar arquivos com qualquer outro equipamento que possui infravermelho ( IRDA ).
- O adaptador infravermelho (IRDA) é um padrão de comunicação sem fio para transmissão de dados entre outros dispositivos, não possui memória interna e portanto não armazena os dados, apenas os transfere de um equipamento para outro servindo apenas como uma ponte.
Padrões:
1.0 - com taxas de transmissão de até 115.200 bps
1.1 - com taxas de transmissão de até 4.194.304 bps (4 Mbps).
As transmissões são feitas em half-duplex.

ZigBee
IEEE 802.15.4
- ZigBee designa uma tecnologia de redes sem fios ainda em fase de desenvolvimento que pretende realizar a interligação de pequenas unidades de comunicações de dados em áreas muito limitadas.
- Foi pensada para poder ligar pequenas unidades de recolha de dados e de tele-ação recorrendo a sinais de rádio freqüência não licenciados.
- A tecnologia utilizada é comparável às redes Wi-Fi e Bluetooth e diferencia-se destas por desenvolver menor consumo, por um alcance reduzido (cerca de 10 metros) e as comunicações entre duas unidades poder ser repetida sucessivamente pelas unidades existentes na rede até atingir o destino final. Funcionando todos os pontos da rede como retransmissores de informação, uma malha (Mesh) de unidades ZigBee pode realizar-se numa extensão doméstica ou industrial sem necessidade de utilizar ligações elétricas entre elas.

Bluetooth
IEEE 802.15.1
- Bluetooth é uma tecnologia para a comunicação sem fio entre dispositivos eletrônicos a curtas distâncias. Ele é uma especificação industrial para áreas de redes pessoais sem fio (Wireless Personal Area Networks - PANs).
- Povê uma maneira de conectar e trocar informações entre dispositivos como telefones celulares, notebooks, computadores, impressoras, câmeras digitais e consoles de videogames digitais através de uma freqüência de rádio de curto alcance globalmente não licenciada e segura.
- As especificações do Bluetooth foram desenvolvidas e licenciadas pelo (en) Bluetooth Special Interest Group

RONJA
- Ronja é uma tecnologia livre e aberta para a comunicação sem fio ponto-a-ponto por meio de luz do espectro visível ou infravermelho através do ar.
- RONJA (do inglês Reasonable Optical Near Joint Access) é um dispositivo de óptica em espaço livre originário da República Tcheca. Ele transmite dados sem fios usando feixes de luz. Pode ser usado para substituir um segmento de LAN, permitindo que os usuários da rede usufruam de todas as suas atividades como se estivessem conectados diretamente por meio de uma rede Ethernet full duplex convencional de 10Mbit/s — jogando em rede, conectando à Internet, transmitindo áudio e vídeo em tempo real ou compartilhando arquivos.
- O alcance da configuração básica é de 1,4 km, mas pode ser estendido para 1,9 km dobrando ou triplicando o tubo transmissor.
- O dispositivo consiste de tubos receptor e transmissor (cabeça óptica) montados em um suporte firme e ajustável.
- Dois cabos coaxiais, semelhantes aos utilizados com antenas de TV, são usados para conectar essa instalação externa a um tradutor de protocolos instalado perto de um computador ou switch.

Wi-Fi
IEEE 802.11
- Wi-Fi foi uma marca licenciada originalmente pela Wi-Fi Alliance para descrever a tecnologia de redes sem fios embarcadas (WLAN).
- O termo Wi-Fi foi escolhido como uma brincadeira com o termo "Hi-Fi" e pensa-se geralmente que é uma abreviatura para wireless fidelity, no entanto a Wi-Fi Alliance não reconhece isso. Comumente o termo Wi-Fi é entendido como uma tecnologia de interconexão entre dispositivos sem fios.
- O padrão Wi-Fi opera em faixas de frequências que não necessitam de licença para instalação e/ou operação. Este fato as tornam atrativas. No entanto, para uso comercial no Brasil é necessária licença da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

WiMAX
IEEE 802.16
- O padrão IEEE 802.16, completo em outubro de 2001 e publicado em 8 de abril de 2002, especifica uma interface sem fio para redes metropolitanas (WMAN). Foi atribuído a este padrão, o nome WiMAX (Worldwide Interoperability for Microwave Access/Interoperabilidade Mundial para Acesso de Micro-ondas).
- O termo WiMAX foi cunhado por um grupo de indústrias conhecido como WiMAX Forum cujo objetivo é promover a compatibilidade e inter-operabilidade (funciona em sistemas Linux) entre equipamentos baseados no padrão IEEE 802.16. Este padrão é similar ao padrão Wi-Fi (IEEE 802.11), que já é bastante difundido, porém agrega conhecimentos e recursos mais recentes, visando um melhor desempenho de comunicação.
- O padrão WiMAX tem como objetivo estabelecer a parte final da infraestrutura de conexão de banda larga (last mile) oferecendo conectividade para uso doméstico, empresarial e em hotspots.

Mesh
IEEE 802.11s
- Rede Mesh é uma outra forma de transmissão de dados e voz além das redes a cabo ou wireless ou seja, uma rede Mesh são vários nós/roteadores e cada nó está conectado a um ou mais dos outros nós. Desta maneira é possível transmitir mensagens de um nó a outro por diferentes caminhos.
- Cada servidor tem suas próprias conexões com todos os outros demais servidores.
- Redes do tipo Mesh possuem a vantagem de serem redes de baixo custo, fácil implantação e bastante tolerantes a falhas.
- Nestas redes, roteadores sem fio são tipicamente instalados no topo de edifícios e comunicam-se entre si usando o protocolo OLSR em modo ad hoc através de múltiplos saltos de forma a encaminhar mensagens aos seus destinos.

Como funcionam?
- Através da utilização portadoras de rádio ou infravermelho, as WLANs estabelecem a comunicação de dados entre os pontos da rede. Os dados são modulados na portadora de rádio e transmitidos através de ondas eletromagnéticas.
- Múltiplas portadoras de rádio podem coexistir num mesmo meio, sem que uma interfira na outra. Para extrair os dados, o receptor sintoniza numa frequência específica e rejeita as outras portadoras de frequências diferentes.
- Num ambiente típico, o dispositivo transceptor (transmissor/receptor) ou ponto de acesso (access point) é conectado a uma rede local Ethernet convencional (com fio). Os pontos de acesso não apenas fornecem a comunicação com a rede convencional, como também intermediam o tráfego com os pontos de acesso vizinhos, num esquema de micro células com roaming semelhante a um sistema de telefonia celular.


A topologia da rede é composta de que?
BSS (Basic Service Set) - Corresponde a uma célula de comunicação da rede sem fio.
STA (Wireless LAN Stations) - São os diversos clientes da rede.
AP (Access point) - É o nó que coordena a comunicação entre as STAs dentro da BSS. Funciona como uma ponte de comunicação entre a rede sem fio e a rede convencional.
DS (Distribution System) - Corresponde ao backbone da WLAN, realizando a comunicação entre os APs.
ESS (Extended Service Set) - Conjunto de células BSS cujos APs estão conectados a uma mesma rede convencional. Nestas condições uma STA pode se movimentar de uma célula BSS para outra permanecendo conectada à rede.
Este processo é denominado de roaming.

Novo padrão de rede sem fio promete alcance até 100 km

0
802.22 promete conexão de 22 mbps em 31.400 quilômetros quadrados
Por Rubens Haruo Eishima em 29/Jul/2011


O IEEE - Institute of Electrical and Electronics Engineers - publicou um novo padrão de redes sem fio. E as promessas são ousadas, um alcance de até 100 quilômetros com conexão de 22 mbps.
O novo padrão - batizado de 802.22 - é incompativel com o atual wi-fi (802.11) por usar frequências de transmissão diferentes. A ideia é aproveitar as frequências livres entre os canais de TV analógica, que nem são mais utilizadas em alguns países como os Estados Unidos, Alemanha e Espanha.


Novo padrão promete um alcance de até 100 km com metade da velocidade de uma rede wi-fi básica.
Para se ter uma ideia, no papel, todo o território brasileiro poderia ser coberto por apenas 272 antenas - óbvio que áreas com maior concentração de pessoas exigiriam mais antenas e nem sempre os sistemas são tão eficientes assim
Apesar do fim das transmissões de TV analógica estar marcada para daqui cinco anos no Brasil, isso não impediria uma implementação da tecnologia antes desse prazo. Um dos usos potenciais do novo padrão é ampliar a cobertura de conexão a lugares que as empresas de telecomunicações não consideram economicamente viáveis, lugares onde muitas vezes também não há um número muito grande de canais em uso.


segunda-feira, agosto 29, 2011


Padrões de rede sem fio

0
LAN/MAN Wireless


Desde a descoberta das ondas de rádio buscou-se utilizar suas propriedades para a transmissão de
dados sem fio, permitindo mobilidade e conexões entre localidades remotas; busca-se, assim, cada vez
mais o aumento da taxa de transmissão, otimização da faixa espectral ocupada, baixa taxa de erros e
alta disponibilidade da solução .
Uma rede Wireless ou Wi-Fi significa uma rede interligada sem fios, isto é, por canais de comunicação
alternativos (como rádio-frequência, infravermelho ou laser). O termo começou a ser usado no Reino
Unido, logo depois que uma rádio começou a transmitir através dessa estratégia. Este tipo de redes,
quando locais, também se designa por WLAN, Wireless LAN. O termo Wi-Fi, que vem da abreviação
de Wireless Fidelity (uma noção no nível abstrato que implica uma conexão confiável a uma fonte), é
um conjunto de padrões de compatibilidade para WLAN baseado nas especificações IEEE 802.11.
Embora diferentes padrões e tecnologias de rede sem fio tenham surgido nos últimos anos, o padrão
IEEE 802.11 é um dos que mais se destaca devido a diversidade em termos de capacidade, cobertura e
baixo custo dos dispositivos de rede.
A utilização de sistemas de espalhamento espectral, novas técnicas de modulação (como OFDM –
Orthogonal Frequency Division Multiplexing) nas faixas de freqüência destinadas a serviços médicos,
científicos e experimentais tornaram os padrões IEEE 802.11 muito populares para a transmissão de
dados, com custos cada vez menores e produtos com maior taxa de transmissão.
Atualmente temos vários dispositivos utilizando estas tecnologias. Desde cartões PCMCIA (Personal
Computer Memory Card International Association) utilizados em notebooks, PDAs e handhelds,
dispositivos para portas USB (Universal Serial Bus) e slots PCI (Peripheral Component Interconnect)
para desktops e ainda microprocessadores com dispositivo 802.11 integrado (como a linha Centrino™
da Intel®). Há também uma série de outros equipamentos tais como roteadores e APs (Access Points
ou Pontos de Acesso) integrados com essas tecnologias.
Entretanto o meio sem fio requer alguns cuidados para garantir desempenho, segurança e
disponibilidade: vários usuários na mesma localidade influenciam no desempenho, obstáculos
reduzem a área de cobertura, e a proximidade com fontes de interferência (como fornos de microondas
e telefones sem fio) podem inviabilizar a transmissão e recepção de sinais. Além disso, será necessário
utilizar recursos de autenticação, controle de endereço MAC e utilização de recursos de criptografia
para permitir a utilização da tecnologia com maior segurança.

 O PADRÃO IEEE 802.11


O IEEE (Institute of Electrical and Eletronics Engineers) constituiu um grupo de pesquisa para criar
padrões abertos que pudessem tornar a tecnologia sem fio cada vez mais uma realidade. Esse projeto
nasceu em 1990, mas ficou por aproximadamente sete anos inerte. A causa principal era a baixa taxa
de transferência de dados que a tecnologia inicialmente oferecia (na faixa de kbit/s). Conforme a taxa
de transferência de dados passou a atingir a faixa de Mbit/s, a rede sem fio começou a ser vista como
uma tecnologia promissora e a receber reais investimentos para a construção de equipamentos que
possibilitassem a comunicação sem fio entre computadores .
A especificação 802.11 como padrão para redes sem fio foi ratificada, então, pelo IEEE em 1997.
Como todos padrões IEEE 802, o 802.11 foca nas duas primeiras camadas do modelo ISO, a camada
física e a camada de enlace.


Figura 2.1 IEEE 802.11 e o modelo ISO

Esse padrão IEEE 802.11 tem, entre outras, as seguintes premissas: suportar diversos canais; sobrepor diversas redes na mesma área de canal; apresentar robustez com relação à interferência; oferecer privacidade e controle de acesso ao meio .
Atualmente o foco das redes de computadores sem fio (Wireless) se encontra no contexto das redes locais de computadores WLAN, tanto em soluções proprietárias como no padrão do IEEE. Algumas empresas como IBM, CISCO, Telecom e 3COM colocaram em prática alguns padrões proprietários, porém hoje essas e outras empresas baseiam seus produtos no padrão do IEEE devido às vantagens que o padrão aberto oferece: interoperabilidade, baixo custo, demanda de mercado, confiabilidade de projeto, entre outras.



CARACTERÍSTICAS

Depois do protocolo 802.11, ainda houve várias tentativas em melhorar o protocolo. Na introdução dos protocolos, primeiro veio o 802.11, sendo seguido pelo 802.11b e 802.11g. A seguir veio 802.11a, que fornece até cinco vezes a capacidade de largura de banda do 802.11b. Vejamos na tabela 2.1.1


alguns padrões e suas principais características:

Tabela 2.1.1 Principais padrões difundidos e características
Padrão
Taxa de bits
Alcance interno
Freqüência de operação

802.11
Até 2 Mbps
100 metros
2.4 GHz

802.11a
Até 54 Mbps
25 a 100 metros
5 GHz

802.11b
Até 11 Mbps
100 a 150 metros
2.4 GHz

802.11g
Até 54 Mbps
100 a 150 metros
2. 4 GHZ




A tabela a seguir apresenta um resumo comparativo de três tecnologias de redes sem fio e a figura 2.1.1 ilustra o alcance de cada padrão conforme a modulação utilizada em um ambiente interno, mantendo a mesma potência com antenas omnidirecionais de mesmo ganho.

Tabela 2.1.2 Comparativo de custo e compatibilidade entre os padrões 802.11a, b e g
Padrão
Compatibilidade
Custo

802.11a
Incompatível com o 802.11b e 802.11g
Alto

802.11b
Adoção generalizada
O mais baixo

802.11g

Compatibilidade com o 802.11b a 11 Mbps.
Incompatível com o 802.11a

Baixo





PRINCIPAIS PADRÕES

Padrão 802.11b

A camada física do 802.11b utiliza espalhamento espectral por seqüência direta (DSSS – Direct Sequence Spread Spectrum) que usa transmissão aberta (broadcast) de rádio e como podemos ver na figura 2.1.2, ela opera no Brasil na freqüência de 2,4000 a 2,4835 GHz no total de 14 canais com uma capacidade de transferência de 11 Mbps, sendo 11 canais distintos e 3 sem sobreposição. Esta taxa pode ser reduzida a 5.5 Mbps ou até menos, dependendo das condições do ambiente no qual as ondas
estão se propagando (paredes, interferências, etc.) .


A topologia das redes 802.11b é parecida com a das redes de par trançado, com um Hub central. A diferença no caso é que simplesmente não existem os fios e que o equipamento central é chamado Access Point cuja função não difere muito da função do Hub: retransmitir os pacotes de dados, de forma que todos os micros da rede os recebam. Existem tanto placas PC-Card, que podem ser utilizadas em notebooks e em alguns handhelds, quanto placas de micros de mesa .
Padrão 802.11g
O padrão 802.11g é muito parecido com o padrão 802.11b, sua única diferença e a velocidade que alcança 54 Mbps contra 11 Mbps do 802.11b. A freqüência e número de canais são exatamente iguais aos do 802.11b, ou seja, 2.4GHz com 11 canais distintos e 3 sem sobreposição.
O padrão 802.11g é totalmente compatível com os dispositivos do padrão 802.11b. Por exemplo, se temos um ponto de acesso 802.11g e temos dois laptops conectados a ele, sendo um 802.11b e outro 802.11g, a velocidade da rede será 11 Mbps obrigatoriamente. O ponto de acesso irá utilizar a menor velocidade como regra para manter a compatibilidade entre todos os dispositivos conectados .
Padrão 802.11a
Por causa da grande procura de mais largura de banda e o número crescente de tecnologias a trabalhar na banda 2,4GHz, foi criado o 802.11a para WLAN a ser utilizado nos Estados Unidos. Este padrão utiliza a freqüência de 5GHz, onde a interferência não é problema. Graças à freqüência mais alta, o padrão também é quase cinco vezes mais rápido, atingindo respeitáveis 54 Mbps .
Outra vantagem é que o 802.11a permite um total de 8 canais simultâneos, contra apenas 3 canais no 802.11b. Isso permite que mais pontos de acesso sejam utilizados no mesmo ambiente, sem que haja perda de desempenho. O grande problema é que o padrão também é mais caro, por isso a primeira leva de produtos vai ser destinada ao mercado corporativo, onde existe mais dinheiro e mais necessidade de redes mais rápidas. Além disso, por utilizarem uma freqüência mais alta, os transmissores 802.11a também possuem um alcance mais curto, teoricamente metade do alcance dos transmissores 802.11b, o que torna necessário usar mais pontos de acesso para cobrir a mesma área, o que contribui para aumentar ainda mais os custos .
OUTROS PADRÕES EM DESENVOLVIMENTO
Grupo 802.11d — Está concentrado no desenvolvimento de equipamentos para definir 802.11 WLAN para funcionar em mercados não suportados pelo protocolo corrente (O corrente protocolo só define operações WLAN em alguns países) .
Grupo 802.11f — Está a desenvolver Inter-Acess Point Protocol (Protocolo de acesso entre pontos), por causa da corrente limitação de proibir roaming entre pontos de acesso de diferentes fabricantes.
Este protocolo permitiria dispositivos sem fio passar por vários pontos de acesso feitos por diferentes fabricantes .
Grupo 802.11g — Estão trabalhando para conseguir maiores taxas de transmissão na banda de rádio 2,4 GHz .
Grupo 802.11h — Está em desenvolvimento do espectro e gestão de extensões de potência para o 802.11a para ser utilizado na Europa .
  NOVOS PRODUTOS
Devido ao advento das redes sem fio e as facilidades que elas implementam, os fabricantes de eletrônicos estão criando produtos cada vez mais interessantes no sentindo de conectar, da melhor forma possível os diversos seus equipamentos. Nesse intuito, é possível demonstrar algumas das novas tecnologias que estão surgindo. Iremos demonstrar apenas nove produtos a fim de se ter uma visão simplificada da situação atual dessa tecnologia. Os preços dos produtos serão apresentados, porém esses não incluem nem o frete nem os impostos de importação. Será utilizado como base para  conversão U$ 1,00 = R$ 2,30. É importante notar que, neste trabalho, não se tem o intuito de fazer propagandas dos produtos aqui apresentados. Segue abaixo três produtos da Hewlett-Packard :

HP Deskjet 460wf Mobile Printer

Impressora com conexão Wi-Fi. Utiliza um cartão de impressão para se conectar a um ponto de acesso sob o padrão 802.11b. Pode ser utilizado em casa, escritório e em qualquer lugar que tenha conexão compatível com o seu padrão. Custo de aproximadamente de R$ 805,00.

HP iPAQ hx2495 Pocket PC





Pocket PC com conexão wireless utilizando o padrão 802.11b. Pode ser utilizado em casa, escritório e em qualquer lugar que tenha conexão compatível com o seu padrão. Custo de aproximadamente de R$ 920,00.

dv8000z Series




Notebook com flexibilidade de conexão wireless sob os padrões 54g 802.11b/g ou 802.11a/b/g. A tecnologia 54g 802.11 opera na freqüência de 5 GHz possibilitando downloads rápidos e com menos interferência. Custo de aproximadamente de R$ 2300,00.

Segue abaixo três produtos da Apple:
 AirPort Express




Conexão entre os AirPort Express




Ele utiliza o padrão sem fio 802.11g para a transferência de dados - até 54 Mbps. O aparelho suporta tanto Macs equipados com um cartão AirPort Extreme Card e o correspondente 802.11g para PCs com Windows, como também Macs com um cartão AirPort mais antigo e PCs com padrão 802.11b.
Proporciona conexão simultânea de até 10 computadores através de banda larga ou conexão discada por modem. Custo de aproximadamente de R$ 276,00.

AirPort Extreme





O AirPort Extreme é uma estação base que permite conectividade wireless utilizando o padrão 802.11g com taxa de transferência de até 54 Mbps. Essa estação consegue prover acesso de até 50 usuários Mac e Windows simultaneamente e inclui portas para modem DSL ou a cabo ou uma rede local, um modem 56K V.90, uma porta USB e um conector de antena para ampliar o alcance. Custo de aproximadamente de R$ 460,00.

iBook G4




Notebook compatível com os dois produtos apresentados anteriormente herdando as características de conexão. Inclui um módulo Bluetooth para conexão com outros periféricos. Custo de aproximadamente de R$ 2300,00.
PSP – PlayStation Portable – Sony




O PSP, além de prover entretenimento, agora implementa dispositivos capazes de se conectar a uma rede wireless utilizando o padrão 802.11b. Dessa forma, pode-se fazer uma rede de PSP a fim de jogar em rede ou até conectar o PSP à Internet. Custo de aproximadamente de R$ 575,00.



 Roteador/Access Point (WRT54GX) – Linksys



Placa PCMCIA (WPC54GX) – Linksys




Ambos os produtos são da Linksys, divisão, da Cisco Systems, e implementam uma nova tecnologia da geração Wireless-G (802.11g), que aumenta em até três vezes o alcance da rede wireless e em até oito vezes a velocidade de transmissão de dados. Apesar de implementar essa nova tecnologia, eles mantêm sua compatibilidade com os padrões 802.11b/g.
Vale a pena citar que o Roteador/Access Point (WRT54GX) e a placa PCMCIA (WPC54GX) foram desenvolvidos com tecnologia SRX (Speed and Range eXpansion), com o objetivo de melhorar a performance da rede, reduzir a queda de freqüência e expandir a sua cobertura no ambiente. O SRX tem como base à tecnologia Mimo (Multiple In, Multiple Out), componente-chave para a próxima geração de redes Wireless-N (802.11n). O Mimo utiliza várias freqüências de rádio e antenas em um único roteador wireless, para otimizar a velocidade de processamento de dados e o alcance da rede.
Para garantir todos os benefícios que a tecnologia oferece, esses produtos atuam com o rádio inteligente e as antenas, juntamente com a base padrão de rede Wireless-G. O roteador possui dois rádios independentes, e três antenas, que ajudam a gerar um sinal mais consistente. Da mesma forma, a quantidade maior de antenas, também permite o equipamento receber sinais mais fracos. Custo do primeiro produto é de aproximadamente de R$ 345,00 e do segundo R$207,00 .

Bluetooth vs. Wi-Fi em rede
Bluetooth e Wi- Fi têm aplicações ligeiramente diferentes nos escritórios e casas de hoje, e durante movimento: configurando redes, imprimindo, ou até transferindo apresentações e arquivos de PDAs para computadores. Ambas são versões da tecnologia não licenciada Spread Spectrum (Tradução livre como "Espectoespalhado").

Bluetooth difere do Wi-Fi porque a última oferece alta potência de transmissão e cobre grandes distâncias, porém requer hardware mais caro e robusto com alto consumo de energia. Elas usam a mesma frequência de transmissão, porém empregam esquemas de multiplexagem diferentes. Enquanto o Bluetooth é um substituto para o cabo em uma variedade de aplicações, o Wi-Fi é um substituto do cabo apenas para acesso à rede local.


        Com que padrão eu vou ?
                         O padrao G é mais comum, O N o mais rápido


domingo, agosto 28, 2011


Redes locais sem fios Wpan,Wlan,Wman,Wwan

0
A rede sem fio denominada Wpan(Wireless Personal Area Network) é uma rede projetada para curta distância e para baixas taxas de  transferências. A tecnologia mais utlizada é bluetooth para este tipo de rede sem fio. Geralmente  mais utilizados para transferência de arquivos.


Wlan(Wireless Area Network) é uma conexão sem fio que utiliza as ondas de rádio para realizar a conexão com a internet ou entre a rede, ao contrário da conexão ADSL ou TV que utiliza cabos. Sua principal aplicação é em lugares públicos(universidades, aeroportos,shopping,particulares), com o foco de diminuição de custos. O principal problema desse tipo de rede é a frequência, uma vez que operando em 2.4 Ghz (802.11b), pode conduzir a interferência de telefones sem fio.
Wman (Wireless Metropolitan Area Network) ou rede sem fio metropolitana, são redes de uso corporativo que atravessam cidades e estados. Essa conexão é utilizada pelos provedores de acesso e seus pontos de distribuição. O padrão Wi-Max (802.16) é o  mais utilizado definido pelo IEEE. O padrão Wi-Max tem como objetivo estabelecer a infra-estrutura final da parte da conexão oferendo conectividade para os mais fins diversos: doméstico, hotspost, empresarial.
 

 Fonte: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialredesemfio1/pagina_2.asp

As redes Wwan são basicamente as tradicionais tecnologias do nosso famoso Telefone Celular de voz e alguns serviços de dados (Wireless Data Services). Temos as seguintes tecnologias nessa categoria começando pela sigla TDMA que vem do inglês Time Division Multiple Access, que quer dizer "Acesso Múltiplo por Divisão de Tempo". O TDMA é um sistema de celular digital que funciona dividindo um canal de freqüência em até seis intervalos de tempo distintos. Cada usuário ocupa um espaço de tempo específico na transmissão, o que impede problemas de interferência. Abaixo algumas dos padrões utilizados:
  • GSM (Global System for Mobile Communication) - 2 G
  • GPRS (General Packet Radio Service) - 2.50 G
  • UMTS (Universal Mobile Telecommunication System) - 3 G 




http://pt.kioskea.net/contents/wireless/wwan.php3






quinta-feira, agosto 25, 2011


Rede sem fio e sem roteador

0




Tipos e modelos de adaptadores de rede sem fio

0
Tplink adaptador wireless USB
  •  Tplink adaptador wireless USB permite ligar um computador desktop ou notebook a uma rede sem fio de alta velocidade. Usando AlignTM 1-tecnologia fluxo 802.11n.
  • Transmissão: 150 Mbps
  • Tecnologia:802.11n

Roteador wireless


Utilizado para criação de V'lans (criação de lan's através de um switch)


  • Tecnologia: IEEE 802.3, IEEE 802.3u, IEEE 802.11b, IEEE 802.11g, Wi-Fi CERTIFIED
  • WAN : 1 x 10Base-T/100Base-TX - RJ-45 LAN : 4 x 10Base-T/100Base-TX - RJ-45
  • Frequência:2.4 GHz
  • Taxa de transferência: 54 Mbps
  • Protocolos:Ethernet, Fast Ethernet, IEEE 802.11b, IEEE 802.11g
  • Aplicação:HTTP
  • Segurança:64-bit WEP, WPA2
  • Sistema Operacional: Windows 98SE/2000/ME/XP 
Adaptador USB para rede sem fio






  • Tipo: Adaptador USB para rede sem fio
  • Padrão: Oferece até 11Mbps para 802.11b, 54Mbps para 802.11g, 150Mbps para 802.11n
  • Velocidade: Até 150 mbps
  • Segurança: WPA/WPA2 - Wi-Fi Protected Access (TKIP, MIC, IV Expansion, Shared Key Authentication)802.1x 64/128bit WEP


Placa de rede Wireless




  • Placa de rede Wireless utlizado para desktops e notebooks.
  • Padrões:IEEE 802.11n, IEEE 802.11g, IEEE 802.11b Transmissão: 11n: 150Mbps
  • 11g: Up to 54Mbps
  • 11b: Up to 11Mbps
  • Frequency Range 2.4-2.4835GHz
  • Segurança: 64/128 bits WEP
  • WPA/WPA2, WPA-PSK/WPA2-PSK (TKIP/AES) Sistema Operacional: Windows 2000,Windows XP(32/64bits),Windows Vista(32/64bits)
  • Especificação de Hardware:
  • Padrão de slot PCI Express x1, x4, x8, e x16.


Adaptador Wi- Fi
  • Link de rede para Pc: Certificado para DLNA 1.5
  •  Rede local sem fio: especificação Wi-Fi802.11b/g n, WPS (Wi-Fi Protected Setup)
  • Suporte à segurança WLAN: WPA, WPA2
  •  Adaptador 802.11n: 
Adaptador Bluetooth


  •  Padrão para redes PAN (personal area network), redes de curta distância.
  • Padrão 802.15.1, IEEE,
  • Velocidade real (bits úteis) é de apenas 721 kbits.
  • Devido a baixa velocidade é muito utilizado para a comunicação(sincronismo) entre o micro e celular, celular e celular, sendo recomendado para transferência de imagens e pequenos arquivos.
  • Freqüência dos 2.4 GHz