Wlan(Wireless Area Network) é uma conexão sem fio que utiliza as ondas de rádio para realizar a conexão com a internet ou entre a rede, ao contrário da conexão ADSL ou TV que utiliza cabos. Sua principal aplicação é em lugares públicos(universidades, aeroportos,shopping,particulares), com o foco de diminuição de custos. O principal problema desse tipo de rede é a frequência, uma vez que operando em 2.4 Ghz (802.11b), pode conduzir a interferência de telefones sem fio.
Wman (Wireless Metropolitan Area Network) ou rede sem fio metropolitana, são redes de uso corporativo que atravessam cidades e estados. Essa conexão é utilizada pelos provedores de acesso e seus pontos de distribuição. O padrão Wi-Max (802.16) é o mais utilizado definido pelo IEEE. O padrão Wi-Max tem como objetivo estabelecer a infra-estrutura final da parte da conexão oferendo conectividade para os mais fins diversos: doméstico, hotspost, empresarial.
Fonte: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialredesemfio1/pagina_2.asp
As redes Wwan são basicamente as tradicionais tecnologias do nosso famoso Telefone Celular de voz e alguns serviços de dados (Wireless Data Services). Temos as seguintes tecnologias nessa categoria começando pela sigla TDMA que vem do inglês Time Division Multiple Access, que quer dizer "Acesso Múltiplo por Divisão de Tempo". O TDMA é um sistema de celular digital que funciona dividindo um canal de freqüência em até seis intervalos de tempo distintos. Cada usuário ocupa um espaço de tempo específico na transmissão, o que impede problemas de interferência. Abaixo algumas dos padrões utilizados:
- GSM (Global System for Mobile Communication) - 2 G
- GPRS (General Packet Radio Service) - 2.50 G
- UMTS (Universal Mobile Telecommunication System) - 3 G
http://pt.kioskea.net/contents/wireless/wwan.php3
0 comentários:
Postar um comentário